segunda-feira, 30 de julho de 2007

20 a Matemática...

Pelos vistos, para a RTP1 tirar 20 valores a Matemática no Exame Nacional de 12.º é tão raro que até teve direito a uma reportagem em directo no programa "Portugal Directo"... (não sei quantos foram a nível nacional, mas sei que foram muitos...).

Até a repórter disse que não sabia como tirar 20 a um exame, "ainda por cima a Matemática"...

Daqui vemos que a repórter nunca pensou em tirar 20 a cadeira nenhuma, por mais simples que fosse... e que a Matemática tem obrigatoriamente que ser mais difícil que as outras...

E que melhor forma de "exibir" os 2 alunos da mesma escola que tiveram 20? Pedir a um professor deles que pusesse um exercício no quadro para eles responderem.

Até aqui tudo bem... apesar de isso poder ser considerado exibicionismo...

O engraçado é que os alunos apagaram os enunciados do quadro e começaram a resolver... pelos vistos, decorar perguntas também faz parte dos feitos heróicos...

Mas mais engraçado ainda é que os ditos exercícios para eles se "exibirem" eram nada mais  exercícios de exame... que eles seguramente já tinham feito antes... (até porque não acredito que eles fossem para a TV sem ter treinado...).

Enquanto a Matemática for tratada pelas pessoas e pela comunicação social como um caso raro, não vamos evoluir...

Não se esqueçam que, apesar de nas Provas de Aferição do 6.º ano, a Matemática ter sido a disciplina que mais negativas teve, é preciso lembrar também que foi a disciplina que mais "Muito Bom" teve... mas isso não faz capas de jornal...

3 comentários:

Pastilhas disse...

Muito bem dito! Infelizmente, só as coisas tristes fazem notícia neste triste e saudosista país.

M&S disse...

Bem visto e muito bem dito também. :mrgreen:

JooGoo disse...

É bem verdade aquilo que dizes.
Eu nem quero começar a falar sobre este tema pois é possível que o servidor do wordpress não tenha capacidade de armazenamento para tal quantidade de texto.
Assim, direi apenas (e na linha do que já tinhas dito) que não seremos capazes de alterar os preconceitos existentes face á Matemática enquanto que aqueles que a entendem forem apresentados como “freeks” que, na melhor das hipóteses, se exibem durante alguns segundos na televisão…