quarta-feira, 5 de julho de 2006

Fases do ensino em Portugal

1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor.


2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.


3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.


4ª fase (em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...


5ª fase: Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam matricular-se. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros como consultores privados do 1º Ministro, equiparados a Chefe de Gabinete, com direito a subsídio de almoço e de transporte. Os professores excendentários após esta reforma do sector serão despedidos com justa causa, porque é imperioso reduzir o número de supranumérários, dada a despesa que constituem para o depauperado erário público.

2 comentários:

Afal disse...

Epá, eu acho bem!! Os profs haviam de ser todos chumbados! E as educadoras também!!

O ministério está a precisar de abrir os olhos...

birdie disse...

Tenho medo de comentar..... Ainda sou despedida ou levo com um processo.... Podiamos dizer muita coisa sobre o ensino em Portugal, mas andam por aí muitos analfabetos e analfabrutos, como a Exª Srª Ministra, que cá pr'a mim que não sou de intrigas, não percebe nada disto.... Ninguém se mete com os ministros, nem os advogados ou até mesmo com os engenheiros, mas a verdade é que quase todos têm uma ordem que os protege.... Só os desgraçados dos profs é que não.... Como diz o ditado, quem se fo.... é o mexilhão...